Page Nav

HIDE

Recentes

latest

Top 10 - Stanley Kubrick

Stanley Kubrick foi um dos melhores (talvez o melhor) diretores de todos os tempos. Listo aqui aqueles que em minha opinião são seus 10 me...

Stanley Kubrick foi um dos melhores (talvez o melhor) diretores de todos os tempos. Listo aqui aqueles que em minha opinião são seus 10 melhores filmes (grande parte de sua obra aparece aqui, visto que Kubrick fez apenas 16 filmes, 13 longas e 3 curtas. O critério para a escolha foi apenas o meu gosto pessoal. Confira:

10º Barry Lyndon (1975). Protagonizado por Ryan O’Neal, o filme mostra a ascensão e posteriormente o declínio de um jovem irlandês na aristocracia britânica. Destaque para a belíssima fotografia. Vencedor de 4 Oscar.

Nascido para Matar (1987). Um dos melhores filmes já feitos sobre a guerra do Vietnã. A primeira (e mais genial) parte do filme mostra a preparação dos jovens para ir à guerra, e a segunda foca na batalha. Especialmente na primeira parte podemos ver como a guerra destrói a vida de quem está nela. Penúltimo filme de Stanley Kubrick.

O Grande Golpe (1956). Um dos primeiros filmes a mostrar as cenas fora de ordem cronológica, influenciando mais tarde vários outros cineastas. Mostra criminosos que armam um plano para roubar 2 milhões de dólares de um Hipódromo. A inovação na forma de narrativa lançou Kubrick como um dos diretores mais promissores da época.

Lolita (1962). Com James Mason e Peter Sellers. Pedofilia e obsessão sexual são tratadas de forma perfeita por Kubrick. Um professor se apaixona pela jovem Lolita, que mexe com a cabeça dos homens mais velhos. Para ficar perto da menina, ele casa-se com a mãe dela. A obsessão é tanta, que pessoas perdem a vida por causa dela.

Spartacus (1960). Com Kirk Douglas e Laurence Oliver. Épico que mostra a história de Spartacus, um escravo que liderou uma rebelião contra o império romano, ao lado de pessoas que buscavam apenas a liberdade. Vencedor de 4 Oscar.

Glória feita de Sangue (1957). Um dos maiores filmes anti-guerra da história. Foca não nos heróis, mas nos covardes que participam da guerra, e na morte de inocentes. Grande atuação de Kirk Douglas.

O Iluminado (1980). Baseado na obra de Stephen King. Jack Nicholson (em uma das melhores atuações da história) interpreta Jack Tottance, um homem que passa meses isolado em um hotel ao lado da mulher e do filho. Após acontecimentos estranhos no hotel, Jack passa a perseguir e tentar matar sua família.

Dr. Fantástico (1964). Comédia de humor negro que mostra a paranóia na época da guerra fria. Protagonizado per Peter Sellers (que interpreta 3 personagens) e George C. Scott. Um general arma um plano para bombardear a Rússia sem autorização. Enquanto os aviões seguem rumo ao alvo, os senhores da guerra discutem seus interesses políticos.

2001: Uma odisséia no espaço (1968). Um dos filmes mais geniais e inteligentes de todos os tempos. O filme, que em sua maior parte não tem diálogos (apenas imagens e uma belíssima trilha sonora) aborda temas como evolução do homem, inteligência artificial, infinidade do universo e a idéia de tempo. Segundo Arthur C. Clarke (co-roteirista do filme) o objetivo era deixar o expectador com mais perguntas do que respostas, por isso cada pessoa pode ter um entendimento diferente sobre o filme.

Laranja Mecânica (1971). Um dos filmes mais populares da história, Laranja Mecânica mostra a vida de Alex DeLarge (Malcolm McDowell, em uma das melhores atuações da história), um jovem violento que agride, rouba, estupra e mata. Depois de ser preso, Alex passa por um novo tratamento que promete deixá-lo incapaz de ser violento. O filme chegou a ser censurado e proibido em vários países por causa das cenas de estrema violência e das cenas de nudez. A genialidade de Stanley Kubrick na direção faz desse um dos melhores filmes de todos os tempos.

8 comentários

  1. Por mais que ame Laranja Mecânica, 2001, dr. Fantático e O Iluminado, sou apaixonado por Lolita!

    Muitos daqueles filmes que são esquecidos pelas pessoas, mas que estão no meu coração tanto quanto os mais famosos!


    Ahzura's Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Sou editor do Cinebulição: http://cinebuli.blogspot.com/


    Gostaria de propor parceria entre nossas páginas. Minha proposta é que ambos nos seguirmos e adicionamos as páginas nas colunas de sites parceiros.

    Se topar, me dê um toque aqui, ok?

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. O Kubrick é fantástico, mas não acho que é o melhor de todos. E veja como gosto não se discute (ou se discute): para mim LARANJA MECÂNICA é o filme dele mais fraco (embora seja bom. O meu favorito é LOLITA.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Olá. Já adicionei seu blog na minha lista de indicados também.

    Valeu pela parceria!

    Siga o Cinebulição também. Um abraço.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Conheço um pouco a história de Lolita, mas nunca li o livro nem assisti o filme.
    Passei aqui e achei essa versão de 62!
    Tenho que tirar um dia pra assistir, pois sou apaixonada por filmes antigos. :D
    Curti seu blog e estou seguindo. ;)

    ResponderExcluir
  6. Ps.: Hey, Leonardo me mande um e-mail: juniori@limao.com ou pelo msn: ju.gordo@hotmail.com é melhor pra conversarmos sobre a sua ideia de montar um cineclube!

    ResponderExcluir